terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

PORCUPINE TREE

 

Porcupine Tree

Os Porcupine Tree são uma banda Inglesa formada na cidade de Hemel Hempstead.
É o projecto musical de maior sucesso e projecção do musico Steven Wilson, como é evidenciado pela popularidade da banda. Há quem defina o estilo musical desta banda como sendo uma mistura de Rock Progressivo, Rock Psicadelico, Exprimentalismo Avant Garde e Heavy Metal.
No entanto o vocalista Steve Wilson não partilha da mesma opinião. De acordo com o mesmo, a musica da sua banda é muito simples e sem elementos complexos. A complexidade esta na produção, na formacomo os albuns são construidos.
Em relação ao nome da banda e para evitar uma resposta a essa pergunta Steve wilson iniciou uma contorvecia sobre o nome da banda. Existem várias teorias sobre o assunto.
Existe uma lenda nos indígenas Americanos sobre um porco-espinho (em inglês porcupine) que engana os seus predadores ao plantar uma muda de árvore que cresce dentro dele, para que possa atirar os espinhos, matando os seus predadores. O livro Metamagical Themas de Douglas Hofstadter é sobre computadores, fractáis e recursão, conhecidas como estruturas de árvore em termos computacionais. O livro contém uma figura de uma árvore infinita de espinhos para ilustrar os fractáis. Steven Wilson é conhecido como um antigo programador ínformatico, e pode ter sido influenciado por esse livro. Entretanto, o nome pode simplesmente referir-se à cannabis, uma planta conhecida por suas folhas pontiagudas e efeitos alucinógenos quando fumada ou ingerida. Na peça Who's Afraid of Virginia Woolf? de Eduard Albee é mencionado por um personagem "evitar os espinhos... dirigir-se diretamente para uma árvore". Jon Wesley dá uma explicação, alegando que existe um pub em Londres chamado Porcupine, e existe uma árvore fora do pub conhecida como Porcupine Tree.
Em Fevereiro de 2002 ocorreu a primeira mudança na formação da banda, com a saída de Chris Maitland depois de oito anos. Gavin Harrison entrou no lugar vago.
Em 2007, editaram o novo álbum intitulado Fear of a Blank Planet. O seu lançamento foi alvo de boas críticas, tendo sido nomeado com um Grammy Award para "Melhor álbum em Surround Sound". A revista Reason escolheu Fear of a Blank Planet como melhor álbum em 2007
Quanto ao que me diz respeito eles são fenomenais, o som flui de uma forma unica e cada musica consegue ser diferente da anterior mas sempre a transmitir senssações unicas de prazer auditivo.
São sem sombra de duvida uma das minhas bandas favoritas neste genero de musica.
Aconsselho vivamente a procurarem e a ouvirem, e enquanto não o fazem, aqui fica um video para vos aguçar o apetite.


Elementos da Banda:

- Steven Wilson – voz, guitarra, piano, teclado e baixo
- Richard Barbieri – sintetizador e teclado
- Colin Edwin – baixo
- Gavin Harrison – bateria e percussão
- John Wesley (só nos concertos) – voz e guitarra

Site da Banda:
www.porcupinetree.com

Discografia:
 Albuns:                                               
On The sunday of Life (1991)
Up The Downstair (1993)
The Sky Moves Sideways (1995)
Signify (1996)
Coma Divine - Recorded Live in Rome (1997)
Metanoia (1998)
Stupid Dream (1999)
Voyage 34 The Complet Trip (2000)
Lightbulb Sun (2000)
Recordings (2001)
Stars Die : The Delerium Years 1991-1997 (2002)
In Absentia (2002)
Warszawa (2004)
Deadwing (2005)
Fear Of A Blank Planet (2007)
The Incident (2009)


Aquí só estão representados os albuns da banda no entanto estes rapazes tem um apetite tão grande em fazer discos que se torna inconportavel coloca-los a todos aquí, como eu desejaria. De qualquer forma deixo-vos o nome das complilações e os leitores que assím o desejem poderão consultar na pagina oficial da banda toda a sua discografia que é composta por qualquer coisa como 47 albuns e 11 singles..


Compilações:                                    


- A Psychedelic Psauna (1991)                                                     
- Freezone One The Phenomenonology Of Ambient(1994)                                                                        
- Ambient Extractions (1995)
- Music For Coffeeshops (1996)
- Amberdelic Space (1996)
- Space Box (1996)
- Succour (1996)
- Pick`N`Mix (1996)
- Ambient Babylon (1997)
- Space`N`Bass (1998)
- Yoko Ono Will I/Fly (2003)






Um comentário:

  1. Agradou a musica de apresentação ! Vou tentar ouvir mais e postar no blog ! Um abraço.

    ResponderExcluir