domingo, 21 de fevereiro de 2010

ALIF TREE


ALIF TREE

Alif Tree é um compositor e produtor Francês que tem como nome verdadeiro, Alexander Alif .
No principio de 2006 o som produzido por este senhor era um Nu-Jazz Downtempo de carácter cinematográfico, com elementos de Trip-Hop, da musica para cinema, do Soul e da musica clássica (nomeadamente a composta para piano).
É um artista que se pode classificar como sendo do estilo Nu-Jazz, (nova denominação para o antigo Acid-Jazz), no entanto ele insere-se numa categoria aparte dentro do Nu-Jazz, pois, o seu som não é o clássico Nu-Jazz, que funde o Jazz e a Electrónica em partes iguais, mas uma soma de elementos muito diversos provenientes de diferentes estilos e tradições musicais, por exemplo, no seu terceiro album está um Bolero cantado em Espanhol.
É no entanto um artista que convém acompanhar se se gosta deste género musical que consegue surpreender sempre  e que nunca é igual ao anterior e acima de tudo não tem nada a ver com o que se faz dentro de outros géneros, em que se notam sempre semelhanças.
O Francês lançou o primeiro album em 2000 com o titulo de The Observatory, em 2002 lançou o seu segundo album Spaced, em 2006 Alif lança aquele que vai ser a grande rampa de lançamento deste artista, o  espectacular French Cusine. neste trabalho, Alif contou com as vozes de Nina Simone, Shirley Horn e Anna Karina. A partir de França Alif Tree regressa com seu quarto álbum de originais intitulado "Clockwork", seguindo-se ao intemporal CD "French Cusine" de 2006 pela Compost Records. "Colckwork" é diferente, mais orientado para o formato canção. Foi gravado em Nashville com alguns músicos como o lendário Tony Joe White. O álbum é generosamente fornecido com melodias, etéreas e muito ricas, é uma banda sonora para uma aventura imaginária com romance, drama, perseguições e um final feliz canalizado a partir dos anos 60.
No que me diz respeito, este é um artista que sabe bem o que faz, e fá-lo bastante bem pois a sua sonoridade é deveras agradável para se ouvir onde quer que seja. Seja no carro a conduzir ou em casa a relaxar, de qualquer das formas aconselho vivamente que oiçam e se possível deixem ficar um comentário no final para me darem fed-back do que sentiram com esta experiência musical.
Para ficarem com um gostinho do que podem ouvir, aqui fica um vídeo deste grande artista.


Pagina Oficial:

http://aliftree.net/
http://www.myspace.com/aliftree

Discografia:

The Observatory (2000)

Spaced (2002)
French Cusine (2006)
Clockwork (2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário