quinta-feira, 13 de agosto de 2009

CENTRAL VILA - Um Paraiso Gastronómico Que Aviva Os Sentidos -


Central Vila Restaurante Bar & Loundge

Situado na aldeia do carvalhal junto a duas das melhores praias da região abriu um restaurante que vai passar a ser obrigatório nos roteiros gastronómicos de quem aqui passar.
O conceito engloba um projecto arquitectónico, caracterizado pela utilização de elementos naturais, ecológicos e típicos da localidade, de grande impacto estético, simples e prático, oferecendo os costumes e vivências da população local.
O primeiro restaurante na zona a ter cozinha de fusão internacional abrangente e de alta qualidade, salientando acima de qualquer outra, a deliciosa gastronomia regional.
A inovação, passa também pela angariação e utilização de toda a gama de alimentos e produtos biológicos locais, fortalecendo assim os laços entre o consumidor e as gentes e costumes da terra.
Isto é o que está escrito (entre outras coisas) no sítio do restaurante na Internet e de facto é mesmo verdade.
O restaurante como espaço está muito bem concebido. À entrada ficamos logo com a sensação de ser um local onde se está e nos sentimos bem. Tem na parte de fora umas mesas com uns bancos feitos em pedra e corridos e outros em madeira também corridos e cobertos com muitas almofadas.
É aqui que nos podemos entreter com uns sumos ou outras bebidas e ouvir um som ambiente de muito bom gosto.
No andar de cima do restaurante fica o bar Loundge.
Este é soberbo, com tons rústicos, telhado em colmo e com algumas pinceladas árabes. Também aqui abundam as almofadas de vários tamanhos e feitios. O espaço é muito agradável e é óptimo para se passar um bom bocado após a refeição ou então só para tomar um copo.
Agora passando ao restaurante, bem, é aqui que eu fiquei deveras surpreendido.
A sala está decorada num tom moderno, o balcão fica lindíssimo com uma luz a ilumina-lo a mudar de cor alternando várias cores, o mobiliário é muito simples e ao mesmo tempo acolhedor, sendo que, as mesas encostadas à parede têm bancos de correr.
Aqui e ali salpicos de decoração árabe dão um ar exótico á sala.
Da sala (pelo menos de parte dela) é possível ver o reboliço na cozinha onde o Chef se veste de preto e o restante staff de branco.
O Chef é realmente um Chef com todas as letras, é que a qualidade das iguarias que eu e a minha família degustámos, estavam de facto muitíssimo bem confeccionadas, além disso, o staff é duma simpatia e de uma atenção (nunca me faltou o vinho no copo) extremas.
Os donos deste espaço estão realmente de parabéns pois conseguiram criar um espaço que comparativamente com outros espaços do género mas com mais “nome”, este é de facto o melhor em que já estive e me senti melhor.
Em relação aos pratos, ou não fosse esta cozinha uma de fusão, podemos saborear desde as mais variadas saladas, passando pelas pizzas (feitas na hora e em forno de lenha) e pelo sushi, até às massas e claro os pratos típicos da região de carne e peixe.
O preço médio da refeição com tudo incluído para duas pessoas fica-se pelos 40 euros, o que, para um restaurante deste nível é bastante razoável.
Os meus parabéns ao Carlos e á Helena (dois dos donos) com quem eu tive o prazer de falar um pouco e congratula-los pelo espaço aqui criado.
Obrigado pela experiência que me proporcionaram.
Como lá chegar:
Vindo de barco por Setúbal, virar à direita com direcção à Comporta. Seguir sempre por esta estrada até chegar ao carvalhal, aí, entra-se na povoação e segue-se sempre pela avenida até quase ao fim desta, quando verem um edifício com o telhado em colmo à vossa esquerda, já chegaram.
Se vierem pela auto-estrada, saem na saída de Alcaçer do Sal e viram com direcção a Tróia e seguem sempre por essa estrada até ao cruzamento onde para a direita se vira para Tróia, ora aí viram para a esquerda e depois é só seguir em frente para o Carvalhal.
Endereço e Contacto:
Av. 18 de Dezembro 45ª
Tel/fax: 265 497 311
Maill to: centralvila@gmail.com
P.S: Vou lá voltar de certeza.

2 comentários: