terça-feira, 26 de julho de 2011

CENSURADOS


CENSURADOS:

Esta é uma das muitas bandas Punk Rock que apareceram nos finais da década de 80 do sec. 20, mas com uma pequena diferença, eles não faziam musica para os outros, ou melhor faziam a musica que gostavam, e se os demais gostassem melhor.
Talvez por isso, por ninguém mandar neles nem dependerem de ninguém os Censurados terminaram quando quiseram sem dar cavaco a ninguém, mas para trás deixaram 3 álbuns carregados com o que de melhor se fez de Punk Rock no nosso país, para mim, são sem dúvida a melhor banda de Punk Rock que Portugal teve, ainda que por um curto espaço de tempo.
Os Censurados foram criados em 1988, pelo antigo vocalista dos Kú de Judas, João Ribas, que a seu cargo tem a Voz e a Guitarra, a ele se juntou o Guitarrista Orlando Cohen, o ex membro dos Peste & Sida, o Baterista Samuel Palitos e ainda o Baixista Fred Valsassina. Conseguiram, em 1990, o lançamento do primeiro álbum que dava pelo nome de "Censurados" e que tirou os Censurados do anonimato, muito em parte graças ao single com o nome do álbum.
Em 1991, o bom trabalho continua com mais um álbum "Confusão", que conta com grandes musicas tais como o "Kaga na Cultura", "Coxa" e "Americano Gordo", que demonstram na perfeição as varias vertentes dos Censurados.
Em 1993, e após vários anos de estrada, vem o álbum "Sopa" que conta com o single homônimo, e com uma participação de Jorge Palma, no tema "Estou Agarrado a Ti" ao qual emprestou Voz e Letra.
Em 1994, o Fim dos Censurados, que acabam em grande com a participação no disco "Filhos da Madrugada",Tributo a Zeca Afonso, para o qual reeditaram uma das musicas mais famosas deste cantor de
intervenção o "Que Faz Falta", este Álbum vendeu mais de setenta mil unidades e contou com várias bandas como Xutos & Pontapés, GNR, Delfins e Madredeus entre muitas outras, em junho é dado um concerto no Estádio de Alvalade, inserido no programa de Lisboa 1994 Capital Européia da Cultura, que tinha como objectivo a promoção do álbum "Filhos da Madrugada". Este Concerto conseguiu ser o maior concerto
de sempre dado em Portugal por Bandas Portuguesas utilizando um grande palco com 120 m de frente e meios de som nunca antes vistos no nosso país.
Neste concerto os Censurados tocaram "O Que faz Falta", mais dois grandes êxitos da sua carreira à semelhança de outras bandas que participaram neste grandioso evento.
1998, há uma reedição dos álbuns "Censurados" e "Sopa", pela editora de Tim, "El Tatu", já a prever o regresso no seguinte ano. 1999, ano de reaparição dos Censurados, para alegria dos fãs, reaparecem na colectânea de tributo aos Xutos & Pontapés, designada por "20 anos 20 Bandas", para a qual gravaram
"Enquanto a Noite Caí", e, ao contrario do que tinha sido anunciado por João Ribas,a reaparição dos Censurados não ficou limitada a uma musica, pois resolveram partir com os Xutos & Pontapés na tourneé de promoção de "20 anos 20 bandas", o ponto alto desta tourneé foi no Festival Sudoeste onde os Censurados
tiveram um grande aceitação por parte do público.
Para grande  infelicidade dos fãs, este ressurgimento dos Censurados ficou por aqui.


ELEMENTOS DA BANDA:

João Ribas (Voz e Guitarra)
Orlando Cohen (Guitarra)
Fred (Baixo)
Samuel Palitos (Bateria)

SITES OFICIAIS DA BANDA:

http://censurado800.no.sapo.pt/
http://oscensurados.blogspot.com/
http://www.myspace.com/censuradosatemorrer


DISCOGRAFIA DA BANDA:

Censurados (1990)












 Confusão (1991)












 Sopa (1993)












Nenhum comentário:

Postar um comentário