sábado, 9 de outubro de 2010

U2



U2.

Para mim os melhores dos melhores, não há palavras que descrevam o quanto gosto de U2. Já vi três concertos deles e juro, acho que cada vez estão melhores, tal como o vinho do Porto, quanto mais velho melhor.

A história dos U2 começa em Dublin em 1976.
A capital da Republica da Irlanda vivia tempos conturbados, com ataques constantes do IRA a alvos políticos espalhando medo e terror.
Numa escola secundária (Mount temple High School), quatro jovens com idades a rondar os 16 anos não eram imunes ao sangrento dia-a-dia, mas tinham um escape: fazer música.
Foi Larry Mullen Jr. Quem colocou um anúncio a pedir músicos; os outros responderam. Bono ou Paul David Hewson, David Evans (The Edge), Adam Clayton e Larry formaram uma banda. O grupo incluía ainda o irmão de The Edge, Dick, e chamou-se a si mesmo de Feedback, mudando depois para The Hype.
A rodar por clubesde Dublin, e após ganhar um concurso de talentos local, o grupo começou a ser elogiado, mudaram o nome para U2 em alusão ao avião espião Americano abatido pela URSS na guerra fria e por ser também um sinónimo de “ Tu Também”-
No inicio dos anos 80, já sem Dick e com um single (U2-3) nas rádios irlandesas, o grupo conseguiu um contracto com a Island Records e lançou o disco BOY, com I Will Follow como single. O resto é história: Um ano depois, tinham já uma digressão fora da Irlanda e o disco OCTOBER pronto, seguindo-se WAR (1983), com New Year`s Day e o mito que é Sunday Bloody Sunday, as letras menos cristãs e mais politicas, os primeiros Riffs de guitarra víciantes, mais digressões, mais airplay nas rádios, a banda subia rapidamente ao estrelato. Daí às digressões - espectáculo multimédia, aos discos mais Pop e Electrónicos do final dos anos 90 e ao estatuto actual de banda mais marcante do mundo, foi um salto.
Pelo meio, tornaram-se cada vez mais humanitários e adeptos das causas sociais, muito pela mão de Bono.
Bono e The Edge são ainda co-proprietários de um hotel em Dublin em frente ao Rio Lifey, o já mítico Clarence Hotel. Ao longo de 34 anos, os U2 reinventaram-se, adaptaram-se e souberam evoluir, dar passos atrás, envelhecer com nível musical. Influenciaram centenas de grupos em todo o mundo.
São uma das – senão a – maior banda do planeta.


Curiosidades:

- Os U2 começaram por se chamar Feedback, depois The Hype e só então mudaram o nome para U2.

- Lockheed U-2 é o nome de um avião – espião utilizado pelos USA durante a guerra fria e que foi abatido pela URSS poucos dias antes do nascimento de Bono.

- O nome Bono Vox é uma adaptação de Bona Vox, uma marca de aparelhos auditivos que em latim quer dizer Boa Voz.

- A “ obsessão “ de Bono pelas causas sociais e humanitárias chegou a incomodar os membros do grupo, e quase levou ao fim dos U2. Hoje o vocalista conta com o apoio da banda.

- No primeiro concerto que os U2 deram em Portugal, em Vilar de Mouros em Agosto de 1982, o cabeça de cartaz era Sir Elton John, os U2 promoviam na altura o seu segundo álbum, October.

Bono, The Edge e Larry são critãos assumidos e não fazem nada para esconder tal facto, já Adam diz não ter qualquer religião.

Membros da Banda:

Bono Voz
The Edge
Adam Cayton
Larry Mullen Jr.

Sites Oficiais da Banda:

http://www.u2.com/
http://www.myspace.com/u2
http://www.facebook.com/u2
http://u2log.com/

Discografia da Banda:

Boy (1980)












October (1981)












War (1983)












The Unforgettable Fire (1984)












The Joshua Tree (1987)












Rattle And Run (1988)












Achtung Baby (1991)












Zooropa (1993)












Pop (1997)












All That You Can`t Leave Behind (2000)












Best Of 1980 - 1990 (2002)












Best Of 1990 . 2000 (2002)












How To Dismantle An Atonic Bomb (2004)












U2 18 Singles (2006)












No Line On The Horizon (2009)



Nenhum comentário:

Postar um comentário