domingo, 2 de outubro de 2011

MAZGANI



MAZGANI:


Aqui está mais um grupo (Português por sinal) que tem um som simplesmente fantástico, as suas canções são melódicas e tem  a particularidade de fazerem sentir em paz. Apesar de serem uma banda relativamente pouco conhecida, demonstram uma maturidade musical bastante grande, talvez porque todos os membros da banda já terem um longo percurso musical. De qualquer forma, eu estou rendido e em jeito de "retribuição" aqui fica postado esta banda para que outros a oiçam e passem a palavra.
Os Mazgani são uma banda portuguesa de indie rock, liderada por Shahryar Mazgani.
Oriunda de Setúbal, a primeira banda de suporte foi constituída no Verão de 2004, quando Shahryar Mazgani (um cantor luso-iraniano, nascido no Irão que imigrou para Portugal, ainda criança com a família, na altura da Revolução Iraniana) convidou Alain Anastácio e João Fernandez para se juntaram e criarem a sua banda. Mais tarde entraram no elenco Rui Luís, Sérgio D Mendes, Victor Coimbra, Marco Franco e Pedro Gonçalves, este último do grupo Dead Combo
Mazgani deu início à sua carreira com a edição do álbum “Song of the new heart” no final de 2007. Um debut aclamado pela crítica especializada, com grandes canções, de belas melodias e uma poesia que dificilmente se enquadraram no facto de ser somente um primeiro disco.

Mazgani começou a cantar em 2004. A revista de renome “Les Inrockuptibles”, em França, deu logo a sua opinião: Mazgani foi considerado um dos 20 melhores novos artistas musicais da Europa. No final de 2008, o International Songwriting Competition, onde figuram nomes como Tom Waits e Jerry Lee Lewis no painel de juízes, premiou com o terceiro lugar o tema “Somewhere Beneath This Sky”. Concorreram a esta competição 16,000 artistas de todo o mundo.

2009 foi um ano repleto de actividade: o lançamento do EP “Tell the People” – uma edição Optimus Discos, e a edição internacional “Ladies and gentleman, introducing Mazgani”. Esta colectânea reúne os 5 temas do EP “Tell the People” e 5 temas do primeiro álbum, bem como o tema inédito “Slaughterhouse of Love”. Este lançamento foi motivo de várias digressões pelo BeNeLux e Escandinávia, incluindo um showcase no Festival Eurosonic em Janeiro 2010.

Em Abril de 2010, Mazgani lançou aquele que é o seu segundo disco de originais “Song of Distance”. Contando com a produção de Pedro Gonçalves e Hélder Nelson, Mazgani e seus cúmplices recolheram-se no campo e entre caminhos de cabras e olivais, montaram  um estúdio improvisado num dos espaços do CENTA (Centro de Novas Tendências Artísticas), tendo gravado 14 canções em cerca de 10 dias. A ambição era encontrar a paixão e a verdade de cada desempenho, a vida de cada canção. O resultado é um disco despojado e nu, que expõe uma voz que canta a solidão dos grandes amores, a falta, a queda e a urgência.

No seguimento da edição nacional do disco, Mazgani actua em França no Festival Europavox 2010, prometendo espectáculos nacionais e internacionais na tournée do “Song of Distance”.




ELEMENTOS DA BANDA:

Shahryar Mazgani - vocalista e guitarra acústica
Sérgio Domingues Mendes - guitarra eléctrica e Lapsteel
Vítor Coimbra - contrabaixo
João Vítor - bateria

SITES OFICIAIS DA BANDA:

http://www.mazgani.com/
http://www.facebook.com/mazgani
http://www.myspace.com/mazgani
http://twitter.com/#!/mazgani
http://www.youtube.com/results?search_query=mazgani&aq=f

DISCOGRAFIA DA BANDA:

Song of the New Heart (2007)












Tell the People EP (2009)


















Ladies and Gentlemen, introducing… (2009)












Song of Distance (2010)














Nenhum comentário:

Postar um comentário