quinta-feira, 29 de setembro de 2011

MANU CHAO


MANU CHAO

Manu Chao é um musico francês nascido em Paris, no dia 21 de junho de 1961, cujo nome completo é Jose-Manuel Thomas Arthur Chao.
Algumas vezes usou o pseudônimo Oscar Tramor. O seu pai é o conhecido escritor galego, Ramón Chao. Manu cresceu bilíngue, influenciado pela crescente cena punk que se desenvolvia em França. Na adolescência, chegou a tocar com algumas formações, incluindo o grupo rockabilly Hot Pants, que foi bem recebido pela crítica, mas não teve muita repercussão.
Após desistir dos Hot Pants, Manu formou os Mano Negra, uma banda ecléctica com influências de música francesa e espanhola, além da forte presença do punk via The Clash. O nome é uma homenagem a uma organização anarquista que actuava em Espanha na época. O primeiro single dos Mano Negra foi Mala Vida, e o seu grande sucesso em França rendeu ao grupo um contrato com a editora Virgin.
Em 1992, os Mano Negra fizeram uma tourné pela América Latina. Mas não foi uma tourné comum: os elementos da banda viajavam de barco, ao lado de actores e de um circo, tocando em cidades portuárias ao longo de toda a costa do continente. Um dos momentos mais marcantes aconteceu no Rio de Janeiro, durante a convenção mundial Eco 92: na Praça dos Arcos da Lapa, os Mano Negra fizeram um concerto que contou com a participação de Jello Biafra, da banda Americana Dead Kennedys.
Em 1995, os Mano Negra mudaram-se para Espanha, onde Manu montou um projeto paralelo, o Radio Bemba Sound System, juntamente com outros elementos. Essa mistura causou atritos internos, o que levou ao fim dos Mano Negra.
Sem banda, Manu voltou para a América do Sul e passou os anos que se seguiram viajando com a sua viola e gravando apenas ocasionalmente, sem compromisso. O resultado musical de suas viagens, o disco Clandestino, foi lançado em 1998. A repercussão inicial foi tímida, mas Clandestino acabou sendo um grande sucesso na França e na América Latina (em especial no Brasil), apesar de suas letras serem uma mistura de inglês, francês, espanhol, galego e português. Músicas como Desaparecido e a musica-título passaram nas rádios brasileiras e tiveram óptima repercussão.
Em 2000, Manu Chao participou do Free Jazz Festival, fazendo espectáculos bem-sucedidos e com muito publico presente, no Rio de Janeiro, com Caetano Veloso e outros artistas brasileiros. Em junho de 2001, o cantor lançou seu segundo disco, Proxima Estacion: Esperanza, com mais influências de música das caraíbas. Em 2005, gravou a música Soledad Cidadão, numa participação especial para Os Paralamas do Sucesso.
Para além disso, Chao gravou o tema Me Llaman Calle, tema esse que é a música principal do filme Princesas.



Paginas Oficiais do Artista:

http://www.manuchao.net/
http://www.myspace.com/manuchao


Discografia:

Clandestino (1998)







Próxima Estación: Esperanza (2001)







Radio Bemba Sound System (live album) (2002)







Babylonia en Guagua DVD (2002)









Sibérie m'était contée (2004)







La Radiolina (2007)







Estación Mexico (2008)

Nenhum comentário:

Postar um comentário