quarta-feira, 17 de março de 2010

RESTAURANTE O GALITO


O Galito.

Fica situado à entrada de Carnide provavelmente o melhor restaurante de comida tradicional alentejana em Lisboa. Propriedade do sr. Henrique, um ex bancário que juntamente com a sua mãe, a D. Maria Gertrudes,  resolveu dar a conhecer ao mundo em geral e a quem por lá passar em particular o prazer de saborear paladares verdadeiramente únicos.
Os pratos cozinhados pela D. Maria Gertrudes são já largamente conhecidos e elogiados pelos amantes desta gastronomia.
Mudou-se da pequena sala onde iniciou actividade e onde quase nunca havia lugar para uma outra maior uns metros mais à frente. 
A sala está decorada com uma mistura de adereços típicos do Alentejo (cadeiras e mesas) e com a garrafeira bem à vista de todos. De modo geral é acolhedora e convida a uma refeição bastante informal.
Para quem é fumador tem a vantagem de não ter de se levantar para fumar um cigarro pois o restaurante é para fumadores, aqueles que não fumam tenham paciência, mas a experiência vale a pena.
Chegar ao restaurante não é problema, pois tem-se como referencias o centro comercial Colombo, o estadio do Benfica e o colégio Militar, o difícil é arranjar estacionamento. também será sempre melhor reservar lugar antes de ir, caso contrário é quase certo termos de ficar algum tempo à espera de mesa.
Sem dúvida é um dos meus restaurantes de eleição (não fosse eu amante da gastronomia alentejana) e possue uma vasta ementa de pratos típicos de arregalar os olhos.
Então temos:
Entradas: Chouriço com azeitonas de Elvas; Cacholeira assada; Farinheira frita, Enchidos e Mista de míscaros com cogumelos. Pastéis de massa tenra. E toda a espécie de saladas: de bacalhau, de polvo, de pimentos, de coelho S. Cristóvão, de favas…
Sopas: Sopa de cação; Sopa de beldroegas com queijo; Gaspacho; Sopa de tomate com carne do alguidar; Sopa da panela.
Peixe: Açorda de pescada e amêijoas; carapauzinhos fritos; Pastéis de bacalhau com favas
Carne: Ensopado de borrego; Borrego Assado no Forno, Cozido de grão com osso da suã; Perdiz estufada; Massada de pombo bravo com chouriço; Migas variadas; Favas com entrecosto.
Doces: Morgado; Fidalgo; Bolo do Convento da Cartuxa; Queijo de amêndoa; Pão de rala; Encharcada; Bolo rançoso.
A garrafeira também ela é bastante completa, possuindo vinhos de todas as regiões, tendo em especial atenção (como não podia deixar de ser) aos alentejanos.
Em relação a preços, eu sinceramente não vos consigo dizer por quanto é que podem fazer uma refeição, pois como eu sou de bom garfo e adoro provar muitas iguarias, acabo por ter de pagar sempre um pouco mais. de qualquer forma julgo que 2 pessoas fazem uma refeição (desde que não comentam excessos) por cerca de 50 a 60 euros.

Encera aos domingos e feriados.


Como lá chegar:

Ver mapa maior


O Galito
Rua da Fonte 18 D
1600-458 LISBOA
Telef – 21 711 1088

Fax: 217120849
E-mail: galito.galito@sapo.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário